A Tradição da Demoiselle chega aos Casamentos Brasileiros

Ao assistir a uma cerimônia de casamento em um filme estrangeiro, os brasileiros estranham um pouco alguns costumes. Um deles, comum em outros países, aos poucos vai caindo no gostinho brasileiro. As demoiselles, também conhecidas como bridesmaid, são as madrinhas da noiva ou damas de honra que também participam da cerimônia, sem a necessidade de estarem acompanhadas por um padrinho.

Demoiselle é um termo francês que, no sentido literal, significa moça ou donzela adulta que acompanha a noiva até o altar. Geralmente o cargo é designado para irmãs, primas ou melhor amiga da noiva, solteiras ou que por algum outro motivo não puderam ser escolhidas para madrinhas, mas que também são muito especiais para a noiva. Elas podem acompanhar a noiva no carro de casamento. E na entrada da cerimônia, a demoiselle se destaca arrasando em seu lindo vestido de casamento.

As cerimônias tradicionais brasileiras costumam ter casais de padrinhos e madrinhas, que entram junto com os pais dos noivos. Mas a prática de adicionar as demoiselles, que são as amigas solteiras da noiva, a esse momento tão especial, tem ganhado cada vez mais adeptas. A demoiselle também é uma boa solução para os momentos em que o número de madrinhas é maior que o de padrinhos, assim os noivos não precisam se preocupar em formar casais para todos.

Em algumas cerimônias de casamento, as demoiselles entram antes da noiva. Mas em alguns casos, elas entram logo atrás da noiva, segurando o véu, assim como aconteceu no casamento real da princesa Kate Middleton. Com certeza sua irmã Pipa foi a demoiselle mais famosa do mundo. Em alguns casamentos há mais de uma demoiselle. Elas podem levar um buquê ou uma flor e usar vestidos iguais ou no mesmo tom, criando harmonia e deixando a cerimônia mais emocionante e charmosa.

A tradição das demoiselles surgiu na antiguidade, quando as noivas acreditavam que a presença de outras mulheres vestidas de forma parecida com a noiva, no cortejo até o altar,confundiria os espíritos ruins, afastando energias negativas como inveja e mau olhado.

Para quem busca por um toque pessoal e personalizado na cerimônia de casamento ou para quem não abre mão da participação da melhor amiga solteira, contar com uma demoiselle é uma alternativa que começa a ganhar espaço nos casamentos brasileiros.