Evitando Imprevistos na Festa de Casamento

Não importa se será uma grande festa de casamento ou uma pequena reunião com os mais íntimos, é importante considerar que nem sempre tudo sai como esperado. Os noivos fazem todo o planejamento do casamento, toda a gestão do tempo, se organizam, cuidam de todos os detalhes, desde a lista de convidados à decoração do casamento, enfim. Alguns começam a administrar o tempo com bastante antecedência, mas mesmo assim, não tem jeito.

Imprevistos em festa de casamento podem acontecer com qualquer pessoa. Seja por fatores internos ou não, o melhor é se preparar com antecedência para lidar com possíveis situações estranhas, sem prejuízos. Apesar disto tudo, pense que os bons momentos são também caracterizados por erros e imprevistos. Por isso não se preocupe demais, tente relaxar e aproveite seu grande dia.

Algumas noivas contratam uma assessora de casamento ou o próprio espaço oferece um organizador. Em cerimônias mais simples, uma das madrinhas ou alguém da família, sempre fica encarregado de organizar esses detalhes. Conversando com especialistas no assunto, ouvindo muitas histórias de assessores de casamento, de cerimonialistas, e claro, de pessoas que já passaram por essa experiência. Descobrimos alguns casos e quais as soluções encontradas.

Atrasos dos Padrinhos

Mesmo com as tecnologias acessíveis facilitando a localização e comunicação através do celular, os padrinhos podem se atrasar. Mesmo assim, dependendo do local da festa de casamento, pode haver falta de sinal. Oriente que todos cheguem com certa antecedência, antecipando o trânsito e não esqueça de providenciar mapas da região nos convites e site do casamento. Outra coisa, tenha uma pessoa em mente para substituir na hora, caso um padrinho falte.

Atraso da Noiva

Para evitar atrasos causados por trânsito, pneu furado, chuva ou imprevistos, invista num aluguel de carro de noivas. A melhor coisa é deixar sua paz aos cuidados de uma equipe profissional em aluguel de carros para casamento, tanto para o transporte da noiva quanto do noivo. Além de ser uma preocupação a menos, a chegada da noiva é um dos momentos mais aguardados da cerimônia de casamento.

Queda de energia

Geralmente quem se preocupa com esse detalhe é a assessora de casamento ou quem está oferecendo o espaço. De qualquer forma, verifique se, caso ocorra essa situação, se o local disponibiliza um gerador de reserva ou até mesmo velas suficientes para solucionar o problema.

Chover no Dia da Festa

Nunca confie totalmente na previsão do tempo. Certifique-se que o local possua estrutura para realizar o evento em qualquer situação, principalmente em casamentos ao ar livre. Além de guarda-chuvas para os manobristas buscarem os convidados, o espaço deve contar ainda com locais cobertos para a realização da cerimônia e recepção, além de um bom gerador de energia.

Cair ao Entrar na Igreja

A única forma de evitar essa situação é ensaiar. A prova do vestido e do sapato serve para garantir que o tudo esteja totalmente no seu devido lugar. Caso ocorra, não adianta se desesperar e chorar. O melhor é pedir ajuda para levantar, se recompor sorrindo e continuar a caminhada tranquilamente e com dignidade.

Rasgar o Vestido de Noiva

Além dos remédios, é interessante colocar no kit linhas e agulhas, caso algum vestido se rasgue na hora errada, ou até algumas ferramentas, como fita crepe, tesoura e cola instantânea. A nécessaire deve conter ainda produtos básicos de beleza para corrigir eventuais estragos que a as lágrimas podem causar à maquiagem. Se possível, leve também ao salão um par extra de sapatos e chinelos.

Kit de Emergência

Deixe com alguém de confiança um Kit de Emergência básico. Muitos noivos deixam disponíveis nos banheiros, remédios para convidados que exageram na bebida ou na comida, ou que sofrem com o calor ou eventual mal estar. Lembrando acidentes ou quedas podem acontecer a qualquer um, materiais de primeiros socorros também podem ser úteis.

Convidados Indesejados

Nem todos admitem, mas na maioria das listas sempre tem aquelas pessoas que os noivos não queriam, mas são obrigados a convidar ou que serão levadas como acompanhantes. Tente não prestar muita atenção, já que nesses casos não há muito a fazer.

Convidados Inesperados

Sabe aquele amigo que foi convidado quando estava solteiro e agora está namorando? Que esquece de confirmar a presença e no dia aparece de surpresa com a família toda? Não tem muito o que fazer nesses casos, senão contar com o bom senso das pessoas. De qualquer forma, coloque no convite que é muito importante a confirmação da presença.

Crianças em Casamento

Criança educada tem pais educados que sabem que devem monitorar seus filhos num dia tão importante. Mas crianças são sempre crianças, imprevisíveis, inquietas e super espontâneas. Contrate um serviço específico para entreter as crianças ou ofereça um espaço exclusivo para o uso elas. Dessa forma você garante um momento de paz a você mesma e aos pais.

Insetos no Casamento

Às vezes os imprevistos surgem da natureza. Principalmente em casamento ao ar livre, a mesa de doces pode atrair mosquitos e abelhas. Colocar pedaços de tule por cima, como um mosqueteiro, pode ser uma saída. Aposte também em velas e tochas com repelentes. Se estiver muito calor, distribua leques para os convidados, para que possam se abanar e espantar os mosquitos de uma só vez.

Buffet de Casamento

Oriente o buffet para que venha preparado para o local escolhido. A comida tem que chegar fresquinha e saborosa. Por isso, se a festa será num lugar longe, ao fazer as escolhas, considere quanto tempo os alimentos ficarão sem refrigeração.

Brincadeiras Constrangedoras de Casamento

Muitos noivos não fazem questão ou não gostam de algumas brincadeiras antigas feitas em casamento. Detalhes como chuva de arroz, corte da gravata, a primeira dança, cumprimentar todos os convidados de mesa em mesa ou o lançamento do buquê podem ser pedidos efusivamente por alguns convidados e causar certo desconforto. Conversem antecipadamente e discretamente com familiares e os amigos mais íntimos, que determinadas ideias não serão  bem-vindas. Eles certamente entenderão.

Fotos do Casamento

É provável que após a festa, sinta falta de fotos com pessoas ou poses que queria. Para não correr o risco de esquecer na hora, deixe uma lista com antecedência do que quer com o seu fotógrafo.

Despesas Extras do Casamento

Os gastos não acabam quando a festa termina, por mais que os noivos tenham se organizado e planejado, o mais provável é existirem alguns acertos a se fazer depois. Seja qual for o motivo, tenha sempre uma pequena reserva financeira para esse tipo de situação pós-casamento.

O importante é nunca deixar transparecer que o que está acontecendo é inesperado, mas que faz parte do roteiro. Planejar e antecipar determinadas situações de uma festa de casamento é necessário para que tudo saia como os noivos sempre sonharam. No dia do casamento permitam-se ser apenas noiva e noivo e aproveitem muito. Ou nem pensem duas vezes ao contratar um assessor para garantir o sucesso e o sossego.