Montando a Lista de Presentes de Casamento

Em meio ao planejamento de um casamento, onde há muitas coisas a serem resolvidas, chega o momento de organizar a lista de presentes de casamento. Montar a lista de casamento pode ser prazeroso para o casal e participar dessa etapa juntos é importante para unir as preferências de cada um, já que esses presentes farão parte dessa nova fase da vida.

A listas de casamento é uma forma prática de organizar os itens que o casal ainda não possui, ajudando os convidados a escolher um bom presente e evitando comprar algo que outra pessoa já tenha dado.

Na hora de montar a lista de presentes de casamento, use o bom senso e considere o tipo de festa que você dará. Se for um evento mais sofisticado, é possível colocar itens mais caros, mas caso seja uma cerimônia mais simples, é bom maneirar nos preços. Os presentes de casamento mais caros geralmente são dados pelas pessoas mais próximas aos noivos. Vale lembrar que a lista de presentes de casamento é apenas uma sugestão para quem não sabe o que presentear ou não queira dar algo repetido, mas nunca deve ser vista como imposição.

Para começar, relacione os itens mais necessários para a casa, como por exemplo, eletrodomésticos, móveis e utensílios de cozinha. Depois pense em todos os objetos úteis e de uso diário que facilitarão a vida de casado. Inclua itens de valores variados, para evitar constrangimentos e deixar que seus convidados escolham o que consideram mais adequado ao seu orçamento e à relação que tem com os noivos.

Alguns noivos providenciam um pequeno cartão informando onde encontrar a lista de presentes, que vai anexo ao convite de casamento. Outra alternativa é disponibilizar a lista no site dos noivos ou diretamente nas lojas de presentes. Dessa forma, os convidados interessados poderão perguntar diretamente aos noivos sobre a lista. Há muitas lojas e sites especializados que oferecem a opção de lista de casamento online.

casais que preferem receber os presentes de casamento em dinheiro ou em cotas de lua-de-mel, mas a maioria ainda prefere o momento divertido de abrir os presentes de casamento, pois essa pode ser uma das tarefas mais divertidas dos preparativos.

Também tem sido cada vez mais comum a opção da substituição de presentes por doações para instituições de caridade. Muitas pessoas contribuem com ONG’s e, ao invés de receber os presentes de casamento, preferem doar para quem precisa, seja em dinheiro ou objetos.

Por último, é imprescindível que os noivos agradeçam de forma individual, pelos presentes de casamento recebidos de cada convidado, seja através de email, cartão, telefonema ou até uma visita ou recepção na casa nova.