Casamento Vintage ou Retrô

Muito populares como temas de festas de casamento, os estilos vintage e retrô possuem algumas diferenças, mas cumprem o mesmo objetivo: trazer à cerimônia de casamento um clima antigo, romântico e nostálgico.

Vintage é um estilo de vida verdadeiramente antigo, uma recuperação dos estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. A palavra Vintage significa “ano em que foi feito um vinho”, e é um estilo que se aplica em vestuário, calçado, mobiliário e peças decorativas. Objetos vintages que podemos usar na decoração do casamento são aqueles que não sofreram alterações em sua forma no decorrer do tempo, que ainda estão preservados, como máquina de costura, balanças, porta-retratos, porta-jóias, peças de roupas, louças antigas, entre outros.

Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda de um passado recente, mas que com o tempo retornam a ter funcionalidade. A palavra retro significa “para trás” ou “em tempos passados”. Objetos retrôs ou retros são objetos que saíram de moda há 10 ou 20 anos, que já saíram de uso, mas podem ser resgatados, como objetos e brinquedos da infância, vasos da mamãe, copos, taças e suportes que achamos em brechós ou feirinhas de antiguidades.

Casamento_Vintage_ou_Retro_Rafael_Sibioni_Blog2

Começando pelos convites de casamento. São muitas opções, mas o estilo vintage não necessita de muita formalidade. Os principais modelos utilizados são de molduras de quadros e espelhos antigos, cores em tons pastéis e escrita personalizada. No estilo retrô, estampas florais e montagens são bem vindas, mas tudo é permitido, basta usar a imaginação.

Já para trazer o clima retrô ao início da cerimônia, que tal alugar um carro antigo para garantir fotos lindas e uma entrada triunfal da noiva? Carros antigos são uma paixão e combinam totalmente com o tema em questão, além de entregar um charme a mais na experiência que os noivos planejaram para os convidados.

Atenção aos trajes dos noivos. Para dar um glamour retrô, meio anos 20, um véu estilo bandana para a noiva, vestidos mais recatados e discretos, com muita renda e pérolas, além de sapato com detalhes especiais pensados especialmente para esse estilo de festa. Para o noivo não ficar de fora, atenção aos acessórios como gravata borboleta, colete e suspensório. Detalhes que deixam o casal super estiloso e que contribuem para um casamento retrô.

Muito comum em casamentos antigos, a torre de taças de champanhe garante um lindo efeito visual e imprime um charme retrô para a hora do brinde, além de gerar fotos maravilhosas da cascata de bebida que se forma. Objetos antigos pertencentes aos noivos ou emprestados, como máquina de escrever, livros, móveis, louças; velas, lamparinas, bandeirinhas, malas e caixas de madeira; cores elegantes na decoração, como dourado, prata, nude e marrom; flores mais selvagens e em tons de lilás, amarelo e branco e música à moda antiga, tipo serenata, para completar o clima.

O que não pode faltar na decoração do casamento vintage ou retrô é a harmonia entre passado e presente, para evitar um ambiente datado. São esses detalhes que definem todo o estilo do casamento, despertando a sensação de volta ao passado e deixando a ocasião muito mais acolhedora.